Criando Tabela Transparente no SAP

Ola Pessoal, Como vão ?

Espero que bem...

Iremos ver agora um passo a passo de como podemos criar nossa primeira tabela de Cadastro de Colaboradores no SAP.

1º - Ao logarmos no SAP, iremos ate a transação 'SE11'.


2º - Dentro da 'SE11', iremos ate o campo 'Database Table' e colocamos o nome que daremos a nossa        tabela, (No meu caso zcadcol) e clicamos em 'Create'.
      Lembrando que a SAP nos disponibiliza criar programas ou mesmo tabelas, sempre iniciando              com as letras "Z" ou "Y".

                       


3º - Definiremos nesta a "Short Description", "Delivery Class" e "Data Browser".
        - Short Description - Uma breve descrição da tabela que iremos criar, no caso do exercício                    definiremos como "Cadastro de Colaboradores".
        - Delivery Class - Definiremos a classe como "A- Application Tabble..."
        - Data Browser/Table View Editing - Definiremos como "Display/Maintenance Allowed".



4º - Agora iremos definir os campos da nossa tabela.
        - Definiremos o primeiro campo, que deve ser sempre com o nome de 'MANDT' com o data                  element 'MANDT'. (Sempre iniciamos uma tabela com o campo 'MANDT', que é o campo                  referente ao mandante.)
        - Definiremos o segundo campo como 'MATRICULA', com o data element 'ZMTCL', este é                  um data element que não existe dentro do SAP, então iremos criar o mesmo.(Obs; A SAP ja                disponibiliza uma infinidade de data elements, cada um com sua particularidade e finalidade,              caso não queira criar o seu próprio, poderá clicar no "Search Help" do campo 'Data element' e              buscar um de acordo a necessidade.)



      4.1º - Definido o nome do data element que iremos criar, iremos dar dois cliques sobre o nome                     do mesmo. Logo em seguida o programa abrira um pop-up informando que o data element                   informado não existe, e perguntando se queremos criar o mesmo, clicamos em 'YES'.                           (Obs. Devemos definir a primeira letra também como 'Z 'ou 'Y'.)



      
      4.2º - Definiremos a "Short Description" e o "Domain" de nosso data element.
             - Short Description - No exemplo definimos a short description como 'Matricula                                     Colaboradores'" 
             - Domain - Definimos o domínio do nosso data element com o mesmo nome do mesmo                         'ZMTCL', este domínio também ainda não existe dentro do SAP, precisaremos criar o                           mesmo.
         

       4.3º - Definido o nome do domínio que iremos criar, iremos dar dois cliques sobre o nome do                       mesmo. Logo em seguinda o programa abrira um pop-up informando que o domain                             informado não existe, e pergunta se queremos criar o mesmo, clicamos em 'YES'.
                 (Obs; A SAP ja disponibiliza uma infinidade de domains, cada um com sua                                           particularidade e finalidade, caso não queira criar o seu próprio, poderá clicar no "Search                     Help" do campo 'Domain' e buscar um de acordo a necessidade.)
                 (Obs²; Devemos definir a primeira letra também como 'Z 'ou 'Y'.)



       4.4º - Definiremos "Short Description" e "Data Type".
              - Short Description - No exemplo definimos a short description como 'Matricula                                    Colaboradores'.
              - Data Type - Definiremos como 'NUMC' e iremos manter os valores nos campos "No.                          Caracters" e "Output Length" com o valor de '5'.
              - Após iremos clicar em ativar nosso domínio.
              - Após clicamos em voltar para retornarmos a tela do data element.      


         4.5º - Definiremos as Labels do nosso data element.
                - Clicamos em Field Label.
      

                    - Definiremos as labels como desejarmos. 
                    - Após definirmos iremos ativar nosso data element e voltar para a tela de campos da                              tabela.


5º - Após termos definidos todos os nossos campos, chaves, data elements e domínios, iremos definir        as configurações técnicas, clicamos na opção "Technical Settings".


         5.1º - Em Technical Settings, iremos definir Data Class, Size Category.
                - Data Class - Definiremos como 'APPL0 - Master Data'.
                - Size Category - Definiremos como '0 - Expected Data Records o to 1.300'.
                - Ativamos o programa e retornamos a tela de campos.


6º - Iremos definir Agora o "Table Maintenance Generator".
    - Iremos Ativar nossa tabela.
    - Após, no menu superior iremos até "Utilities", e no menu suspenso até "Table Maintenance                Generator".
    


        6.1º - Em Table Maintenance Generator, iremos definir "Authorization Group", "Function                             Group" e "Maintenance Type".
               - Authorization Group - Definiremos como '&NC& - W/O auth. group'.
               - Function Group - Definimos um grupo de funções para nossa tabela, no exemplo                                 definimos com o mesmo nome da tabela.
                 (Obs; Podemos denominar o grupo de funções com o mesmo nome da tabela, o grupo de                     funções ainda não existe, porem o programa ira nos poupar o trabalho e criar quando                           criarmos as configurações de manutenção.)
               - Maintenance type - Definiremos como 'one step'.
               - Após Clicamos em "Find Scr. Number(s)".


             - Definimos Find Scr. Number como "Propose screen number(s)".


            - Após Clicamos em "Create", Salvamos e retornamos a tabela.


7º - Se ativarmos nossa tabela agora receberemos dois warnings informando que a categoria de                  enhancement não foi encontrada, então iremos definir os enhanceds.
    - No menu superior vá ate a aba "Extras".
    - Iremos ate "Enhancement Category...".
   

   - No pop-up que se abrir, definiremos no momento como "Cannot Be Enhanced".
   - Clicamos em "Copy".


8º - Agora na tela da tabela, Iremos clicar em Save e Após ativar.


Finalizamos !!!

Espero que tenham conseguido acompanhar e entender cada passo que foi passado acima.

Qualquer duvida, sugestão ou mesmo dicas de outras maneiras de se fazer, por favor deixem no campo de comentários abaixo.


Até a proxima !!! ;D

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